terça-feira, 18 de outubro de 2011

Europa - Uma Viagem Inesquecível

LONDRES

Londres é cativante, densa, convidativa, elegante, histórica, arrojada, artística. É uma daquelas cidades que dá vontade de voltar uma, duas, três, muitas vezes. E, mesmo assim, na hora de ir embora se tem sempre a sensação de que ainda falta alguma coisa. Tudo é desculpa para programar a próxima ida: um restaurante legal que ainda não foi testado, um castelo escondidinho, um parque, uma região revitalizada, umas comprinhas, uma exposição interessante, amigos para visitar, uma peça de teatro... E, não precisa de muito tempo para matar a saudade da grande dama e desvendar mais alguns de seus mistérios nos labirintos de Sherlock Holmes. Um final de semana prolongado pode ser perfeito!

 

Por Claudia Liechavicius





A silhueta da Tower Bridge remete a era vitoriana, época em que a Inglaterra era uma poderosa nação marítima. Naquele tempo, as pontes elevadiças eram necessárias por causa do tráfego intenso de navios pelo rio Tâmisa. Fica aberta para visitação diarimente das 10h as 18h.

Londres tem suas raízes plantadas no passado. Com uma história que impõe respeito, foi fundada pelos romanos há mais de dois mil anos e se tornou a capital da Inglaterra em 1066. Entre reis e rainhas é a grande dama da monarquia inglesa. Nobre, clássica, tradicional, sofisticada, mas é também uma cidade de vanguarda, cosmopolita, repleta de modernidade. Acolhe de braços abertos, pessoas de todo tipo, punks, darks, senhoras elegantes reunidas para o chá das cinco, indianos, árabes, lordes de cartola, guardas com roupas características do tempo de Henrique VIII. Muita gente circula pelas ruas em completo anonimato, cada um veste o que quer, se comporta como prefere, com toda a liberdade e a grande dama faz que nem vê. Na virada do milênio protagonizou grandes transformações culturais e atualmente é uma das mais modernas metrópoles do mundo. Oferece atrações que vão de museus, teatros, shows, restaurantes com os mais variados estilos de gastronomia, incluindo até a próxima edição dos Jogos Olímpicos, em 2012.


PELOS PARQUES DA CIDADE

Para começar a cidade é repleta de parques espetaculares, praças arborizadas e extensos gramados. O centro de Londres é um dos mais verdes do mundo. Algumas dessas áreas são dedicadas ao público desde a época medieval. O Hyde Park é um dos pontos de encontro dos moradores locais, nas suas horas de lazer. Ocupa uma área enorme, bem no centro de Londres. É um dos “parques reais” da cidade. Tem ótima infra-estrutura, com cafés, restaurantes, pedalinho no lago, passeios de carruagem e a cavalo. É cenário frequente de muitos shows de rock e manifestações políticas.


No Parque de St. James não se pode deixar de visitar o Palácio de Buckingham. Com sorte, quem sabe não é possível acenar para a Rainha Elizabeth II? Quando a bandeira do palácio está hasteada é sinal de que ela está em casa. As entradas do palácio são protegidas pela Guarda Real, o regimento mais conhecido do exército inglês, que veste aquele tradicional jaquetão vermelho e chapéu de veludo preto, um ícone da cidade. Praticamente em continuidade ao St. James fica o Green Park. Com muitas árvores frondosas e bancos que convidam a um descanso à sombra. É um refúgio de calma no centro eletrizante de Londres.


PARIS

Quer fugir daquele tipo de viagem que desperta apenas o consumismo desenfreado e mergulhar de cabeça onde o mundo fez história? E ainda, de quebra, acender o fogo da paixão? Isso não quer dizer que a Louis Vuitton e o aroma dos perfumes não aticem quem circula por lá, mas, com certeza, a história grita mais alto. Então, que tal dar um pulinho à França? Berço do Iluminismo. Ela influenciou o mundo inteiro com valores de liberdade, igualdade e laicidade no decorrer do século XVII - “Século das Luzes”. Cultura, arte, arquitetura e marcas do passado estão preservadas tanto na frenética capital, Paris, como nas românticas cidades do interior. Obras renascentistas, arte barroca, estilo gótico e rococó convivem pacificamente com o modernismo. Pelas ruas o cheirinho tentador das boulangeries e patisseries convida ao deleite. É uma festa para a mente, para o coração e para os sentidos. Vinhos, castelos, camembert, revoluções, baguetes, croissants, museus, cafés e não para por aí. Ah! Vai um croque-monsieur com uma taça de “champagne”? Santé!
Romântica, madura, elegante e sempre surpreendente. É impossível ficar indiferente aos apelos da capital francesa. Debruçada às margens do Rio Sena, Paris é a cidade mais visitada do mundo! Para entender e dominar a cidade é preciso prestar atenção às referências que o Sena define. Margem direita ou Rive Droite abriga o elegante bairro de Champs-Elysées, Madeleine, Marais, Chatelet-Lês Halles e Palais Royal.

 


Torre Eiffel à luz do dia, linda de perto ou de longe.


Arco do Triunfo



MADRID


 
Madrid foi fundada pelos árabes como uma fortaleza e assim permaneceu por muitos anos. Somente, em 1561, é que Felipe II fez dela a capital da corte. Sua arquitetura é notável, com prédios, palácios e monumentos imponentes espalhados por toda a cidade. Após o rei Juan Carlos subir ao trono, em 1975, a cidade abriu as portas para a modernidade.
Um marco da cidade é a Plaza Mayor. Foi construída na época renascentista e continua sendo o umbigo da capital espanhola. No século XVII foi palco de touradas, festas, sacrifício de cristãos e importantes recepções. Após sofrer um incêndio em 1970, a praça foi totalmente restaurada. No seu centro fica a estátua de Felipe III e vários restaurantes, bares e cafés típicos convidam os visitantes ao deleite gastronômico. Tomar uma sangria para acompanhar aquela "Paella" é garantia de felicidade. Olé!



A Puerta del Sol foi a mais importante porta de entrada da cidade no sec. XV. Mantém prédios com belas fachadas, bem pertinho da Plaza Mayor.



Puerta Del Sol


LISBOA





Esta praça em frente ao Hotel do Bairro Alto, é um ponto de transição entre o Bairro Alto e o Chiado. No centro da praça encontra-se a estátua do grande poeta Português, Luis de Camões, construída em 1867. Debaixo de Camões estão outras oito estátuas de grandes nomes da Literatura Portuguesa: Pedro Nunes, Fernão Lopes, Azurara, Castanheda, João de Barros, Sá Menezes, Jerónimo Corte-Real e Vasco Quevedo Castello-Branco.


Existem centenas de locais que deverá visitar em Lisboa. Alguns estão escondidos entre as estreitas ruelas da cidade, por isso o melhor que tem a fazer é aventurar-se e descobri-los! Repleta de história antiga e um estilo de vida contemporâneo, Lisboa combina na perfeição o novo e o velho.

Descendo o Chiado e o Bairro Alto, encontrará alguns dos mais modernos restaurantes e bares de Lisboa. Durante o dia as ruas enchem-se de multidões animadas a passear pelos museus de arte moderna, pelas lojas de marca, pelas galerias de arte, pelos cafés ou pelas mercearias que vendem produtos gourmet.

Desde a Baixa até à Praça do Marquês de Pombal verá uma Lisboa diferente, com teatros, estações de comboio, cafés e grandes praças onde passear. Dirija-se até Belém para ver o majestoso Mosteiro dos Jerónimos, a famosa Torre de Belém e os muitos museus que a rodeiam. Não se esqueça de provar os famosos Pastéis de Belém.

Fontes:
Viajar Pelo Mundo
Guia Turístico de Lisboa


Confira nosso pacote para a Europa clicando Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário